É muito comum chegar em um cliente e ver estampado em sua parede palavras bonitas que dizem ser “os valores da empresa”. Leio e me pergunto se a equipe está vivenciando aquilo que em algum momento disseram que era importante ter para trabalhar naquele lugar. Mas gosto mesmo de provocar os sócios, quando percebo que aquilo que está escrito nem sempre é vivenciado. Aí começa a parte complicada do negócio, falar e não fazer. Com certeza exemplaridade não pode ser um valor daquele lugar.

 Os valores de uma empresa norteiam os comportamentos que devem ser seguidos pelos sócios e colaboradores, além dos fornecedores, dentro das regras daquela organização, o que é chamado também de manual de conduta. Por isso os valores são os princípios essenciais e agregam total importância aos produtos e serviços oferecidos por ela.

O empresário precisa olhar para dentro para definir qual é o mapa comportamental da sua empresa. Não é algo que se define para ficar bonito na parede e tirar foto para divulgar nas redes sociais. É a análise mais profunda da essência da empresa e como ela se posiciona.

Valores é a forma na qual queremos ser vistos e seguidos, o posicionamento correto das pessoas que estão naquele negócio e qual atitude que terão para resolver algo na rotina de trabalho. Aí vem outra pergunta latente: sua equipe vivencia os valores do seu negócio? Ela está alinhada àquilo que você acredita e determina como atitude a ser seguida?

Além de definir os valores, é necessário também aprofundar a missão e a visão da empresa, eles são como uma sequência de sucesso. E precisam estar alinhados ao que os empresários tem como alicerce daquele produto e/ou serviço. Verifique e avalie a empresa internamente para criar um diferencial e não algo simples e apenas para o mercado ver.

Para que possa criar os valores da sua empresa, ou até mesmo validar o que já desenhou, seguem 3 dicas práticas:

  • Reforce os valores empresariais com aqueles que vivencia diariamente, ou seja, não copie de outras empresas porque acha “bonito”, crie dentro daquilo que você acredita, os seus valores próprios;
  • Alinhe com a sua equipe constantemente o que espera como atitude e comportamento esperado e foque na seleção e desenvolvimento dos colaboradores baseado nos valores empresariais;
  • Lembre-se que os valores levam a um direcionamento concreto, com posicionamento e resultados a serem atingidos;
  • Seja objetivo, evite ter um número grande de valores, porque nem conseguirá avaliar se estão sendo vivenciados pela sua equipe.

Precisa de ajuda para levantar os valores e mapear se sua equipe está vivenciando eles a cada dia?

Conte conosco para esse processo, porque isso está além da gestão de pessoas, isso é gerir seu negócio de maneira clara e assertiva.

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Adriane Boueri

Diretora de Operações de RH

Attua Gente e Gestão

 

 

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