No último artigo publicado, tratamos sobre a importância de saber onde se quer chegar e da definição de metas. Agora, que você já sabe onde quer chegar, é importante traçar o plano de ação para que você consiga alcançar os seus objetivos.

Para auxiliá-lo nesse processo, indico a utilização da ferramenta 5W2H.

Essa ferramenta surgiu a partir do conceito de Gestão de Qualidade Total, que consiste na estratégia de administração com ênfase na garantia da qualidade de todo o processo, passando pelo planejamento, desenvolvimento, execução, controle, acompanhamento e melhoria contínua.

Recebeu o nome 5W2H devido a primeira letra das palavras inglesas: what (o que), who (quem), when (quando), where (onde), why (por que), e das palavras iniciadas pela letra H, how (como), how much (quanto custa) e é apresentada através de formulário para execução e controle de tarefas que atribui responsabilidades e determina as circunstâncias em que o trabalho deverá ser realizado.

Assim, a partir da definição da sua meta, você poderá traçar o seu plano de ação para alcançá-la, utilizando-se dessa ferramenta, conforme orientações abaixo:

What? – O que?
O que precisa ser feito para alcançar a meta traçada? Qual ação será executada?
Cada meta traçada poderá ser destrinchada em diversas ações diferentes e cada uma delas deverá ter todos os próximos passos.

Who? – Quem?
Quem executará essa ação? Quem serão os responsáveis por essa ação?
Nesse momento, é muito importante informar todos os envolvidos, sejam pessoas, empresas, etc.

Where? – Onde?
Onde a ação será executada? Qual será o local/ambiente de execução dessa ação?
Nesta questão, pode se tratrar de local físico ou se tratar de uma área/departamento.

When? – Quando?
Quando a ação será executada?
Essa etapa é de bastante importância no plano de ação, pois ela delimitará o tempo em que a ação tem para ser executada. Sem determinação do prazo, do tempo, dificulta o controle de realização da ação, comprometendo todo o planejamento.

Why? – Por quê?
Por quê a ação será executada? Qual o motivo dessa execução?
Essa etapa demonstra a importância e a razão pela qual a atividade não pode deixar de ser realizada.

How? – Como?
Como a ação será executada?
Atenção aos detalhes, escreva a ação passo a passo, quanto maior a riqueza das informações, as ações se tornam mais claras e mais facilmente se obtém tudo que precisa ser feito. Escreva tudo, por mais simples que possa parecer, esse é o momento e cada detalhe é fundamental.

How much? – Quanto custa?
Quanto custará para essa ação ser executada?
Essa questão aponta para a viabilidade da realização da ação, pois demonstra o que será necessário em relação ao investimento financeiro para conclusão dessa etapa.

Contribuo com mais um “W” nessa ferramenta, que trata dos indicadores que me mostrarão que estou me aproximando dos resultados desejados.

Wich indicators? – Quais indicadores?
Quais os indicadores de mensuração serão utilizados?
Esse indicador apontará para o resultado que pretende alcançar com a ação definida.

Agora, você já está preparado para colocar em prática o seu plano de ação, alcançar a sua meta tão desejada e atingir os seus melhores resultados, mas não se esqueça de acompanhar o andamento do seu planejamento, adequando o sempre que necessário, porém sem perder o seu foco final.

Bom trabalho!
Se precisar da nossa ajuda, estamos por aqui 😊

Dani Dias
Executiva de RH // Attua Gente e Gestão

Share This