Quando abordamos o assunto sobre o que é o Departamento Pessoal e Recursos Humanos, muitas vezes surge uma certa confusão em relação às tarefas exercidas por essas funções. Por isso decidimos explicar um pouco melhor para vocês as diferenças existentes, principalmente para que possa perceber o quanto é importante ter um foco estratégico na gestão de pessoas da sua empresa.

Departamento Pessoal: É um setor da empresa (pode ser apenas um colaborador que exerce essa atividade, que normalmente responde à área Administrativa/Financeira), responsável pela parte burocrática, relativa a legislação Trabalhista e Previdenciária, com tarefas e atividades operacionais, ou seja, desde a admissão burocrática do novo funcionário, organização e pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º Salário, acompanhamento dos horários de trabalho para confecção da folha e rescisão contratual dos funcionários.

Recursos Humanos É uma associação de políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de gerir os comportamentos internos e potencializar o capital humano. O profissional que atua nele (conte com a nossa parceria) tem a capacidade de filtrar as melhores escolhas para a empresa, minimizando erros no que tange à decisões de pessoas para obter melhores resultados empresariais. Tem como tarefas o recrutamento e seleção de pessoal, acompanhamento de lideranças e equipes, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento de pessoas, entre outras funções, com o objetivo de alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Quer entender mais sobre como ter um RH estratégico em sua empresa? Envie um e-mail para contato@attua.com.br, que entraremos em contato para marcarmos uma mentoria gratuita. Assim poderá entender ainda mais sobre as diferenças que descrevemos.

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