Manter uma comunicação eficaz na sua empresa é um desafio constante para gestores e empresários. A perda de produtividade pode vir de uma comunicação falha e causa um ambiente de trabalho ruim, com muita fofoca e perda de confiabilidade (inclusive pelos clientes!).

Você sabia que a implementação de práticas de comunicação torna as empresas 5 vezes mais propensas a ter colaboradores mais engajados e 20% mais propensos a ter uma menor rotatividade? Percebe como o tema é muito importante para seu negócio? A capacidade de envolver colaboradores em torno dos objetivos de uma empresa é uma das habilidades mais exigidas dos gestores do século XXI.

Existem muitas técnicas e metodologias que podem ser aplicadas, mas a principal característica é: seja franco! Uma pessoa pode ser franca com relação a qualquer assunto, sem ser ofensiva. O importante é deixar as emoções e as opiniões pessoais de fora da conversa, ser o mais profissional que pode e trazer dados e fatos, sempre que possível.

O óbvio precisa ser dito, lembre-se disso sempre! Uma boa comunicação com a equipe vem com toda a delegação de responsabilidades de maneira clara e prática. O que um entende pode ser o que outro não está entendendo. Mesmo que o gestor saiba com clareza os objetivos o que quer alcançar e como pretende fazer isso, de nada irá adiantar se ele não souber transmitir essa informação aos colaboradores. E da forma que eles entendam, não do jeito que você entende.


Quero lhe passar 5 dicas práticas para que comece
desde já treinando a sua forma de comunicar-se:

 

 

1 – Transmitir segurança ao falar, em vez de ameaça, e encorajar os demais a se expressarem com honestidade;

2 – Tenha 5 ou 10 minutos de reuniões diárias com sua equipe. Além disso, tente escrever um relatório de progresso para prestação de contas que contenha uma comunicação clara;

3 – Faça reuniões semanais ou quinzenais (no mesmo dia, na mesma hora) com dados mais específicos e importantes para o negócio, para realmente melhorar a comunicação e assim a produtividade. Isso gera maior responsabilidade nos membros da equipe;

4 – Utilize de painéis informativos (murais) ou locais online que sabe que pode guardar as informações. Existem boas ferramentas para isso (podemos tomar um café e conversar a respeito delas).

Importante também no momento do feedback, que pode ser individual ou em grupo, é ser um bom ouvinte. Se você possui a habilidade de escutar as pessoas, certamente conseguirá receber feedbacks mais frequentes e relevantes da equipe — não somente sobre os resultados em si, mas também do seu próprio desempenho como gestor.

Quando o gestor investe na comunicação com a equipe, certamente conseguirá estabelecer conversas mais relevantes com seus colaboradores e fazê-los se sentirem valorizados. E sem dúvida crescer com seu negócio, algo muito importante para você!

Te convido a tomar um café para levantarmos ideias sobre a sua comunicação com seus colaboradores. Mande uma mensagem que entrarei em contato em breve.

Até!

Adriane Boueri
Diretora de Operações

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