Ter um objetivo bem definido é primordial para o negócio, mesmo em tempos de crise.
Se o cenário mudou, o objetivo também irá mudar, mas ele precisa estar bem definido e bem
disseminado entre todos os integrantes da Equipe para que se alcance o objetivo traçado.
No cenário atual de incertezas sobre como o mercado responderá, sem históricos para apoio
nas definições, busque pelo processo de coconstrução com a Equipe, pois essa ação, além de
estimular a participação de todos, utilizando toda a base de conhecimentos e criatividade dos
colaboradores, irá promover o envolvimento e engajamento de todos nos objetivos propostos.
É momento de se reinventar, em resultados, processos e pessoas.
Faça um levantamento com a Equipe de tudo que se pode alcançar durante esse período, não
deixe que as limitações do momento, impeça de identificar as oportunidades que estão à
volta.
Não subestime nenhuma nova ideia e avalie todas as possibilidades, identificando as
viabilidades, sem perder o foco.
Ao identificar as viabilidades, busque a organização para fazer com que as coisas aconteçam
dentro da organização. Defina os objetivos do negócio, defina a sua META.
Para isto será necessário refletir sobre vários aspectos, desta forma, para auxiliá-lo neste
processo, indico a utilização da META SMART para esta definição.
SMART vem das iniciais em inglês dos principais requisitos para que uma meta seja alcançada
com sucesso, são elas:

Specific – Específica
Quanto mais específica for a sua meta, mais visão você terá dos recursos que serão
necessários para alcançá-la. Nesta etapa, pense no que você quer para o negócio, atentando-
se para os detalhes, descreva-os e defina o tempo para alcance.

Measurable – Mensurável
Para que você possa acompanhar o processo de alcance da meta e definir quando ela foi
atingida será necessário a definição de indicadores de mensuração.
Pensar em quais serão os dados que farão você perceber que está se aproximando do
atingimento da meta.

Attainable – Atingível
A meta tem que estar no alcance das possibilidades e realidade do seu negócio, sendo
atingível.
Pensar em quais recursos que serão necessários para alcançá-la que dependerão da sua
Equipe, e o que dependerá de outros aspectos.

Relevant – Relevante
Deverá ter um significado emocional, de acordo com a missão e valores da empresa.
Pensar no que essa meta irá representar para o negócio, após tê-la atingido. Quais serão os
efeitos positivos. Neste momento, imagine a meta já alcançada e crie uma representação
disso, que poderá ser com imagem, som, pessoas, cheiro e/ou palavra.

Timely – Temporal
A meta tem que ter prazo estipulado para o alcance. Pois, quando não se tem um prazo
estipulado para conclusão das coisas, não existirá cobrança e perde-se o foco e o
planejamento para o alcance.

Pronto! Agora que já utilizou esse conceito para definição de meta para o seu negócio, agora é
o momento de definir as metas da Equipe. Cada Liderança deverá fazer esse exercício com sua
Equipe e todos deverão ter uma meta com a base no negócio.
E assim, você e sua Equipe saberão onde querem chegar, e estarão prontos para passarem por
esses tempos, digamos que, “diferentes”.

Bom trabalho!!!

Dani Dias
Executiva de RH – Attua Gente e Gestão
Um RH para você chamar de SEU!

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