Todo empresário que converso me diz que sua maior dificuldade é contratar o funcionário certo para o cargo certo. Por onde começar a buscar? O que dizer na entrevista? Como conduzir um processo que gere resultado para ambas as partes?

Reter o profissional que tem talento começa na contratação. Demitir o que não gera resultado também. Isso porque alinhar as expectativas da empresa com as do profissional é um processo direto, mas bem delicado. Temos um CNPJ de um lado e do outro um CPF. Como conciliar os dois?

O primeiro passo é entender o que está buscando, quais são os resultados que espera e quais são as habilidades que precisa buscar do seu novo contratado. Se aprofundar nas suas atividades e informar a ele é uma outra etapa de supra importância. Nesse momento é que começamos a buscar essa troca de habilidades para o cargo com o salário que a empresa irá pagar.

Existem etapas importantes para iniciar o compromisso mútuo,
entre o empregado e empregador.
Veja algumas delas:

1) Seja claro e transparente no momento que estiver entrevistando candidatos, passando todas as informações necessárias sobre a empresa e o cargo, e também deixe ele falar sobre sua experiência e expectativa;

2) Depois de acertado que ele é o colaborador ideal para aquela vaga, reforce o compromisso mútuo e estabeleça o que espera como resultado, sendo mensurável ou não. Nesse momento é que existe a conversa sobre metas e comportamentos esperados;

3) Se comprometa com sua equipe de avaliar seu desempenho de tempos e tempos. O importante aqui é entender quais são os funcionários que entregam acima da média e aqueles que não geram resultados, mesmo sendo acompanhados e tendo feedbacks.

Caso esteja passando por todas as etapas e ainda não tem a equipe que deseja, precisamos conversar. Entre em contato comigo e vamos tomar um café.


Adriane Boueri

Diretora de Operações

Share This