5 dicas para formar uma equipe campeã!

“O técnico sempre perde o jogo. Quem o vence é o time”. Apesar de o clichê ser pertinente nesse ano de
Olimpíadas, a ideia inserida nas frases é atemporal no mundo corporativo. E não é complicado entender o porquê: por mais que queira, um coordenador ou gestor sozinho não é capaz de produzir os resultados que a empresa espera. Muito menos vai ter pessoas produtivas se as tratar como um grupo subordinado, apenas.

Um gestor só vai alcançar as metas estipuladas pela direção se puder contar com uma equipe equilibrada, madura e alinhada com os objetivos da empresa. Pensando nisso, preparei 5 dicas valiosas para você formar uma equipe campeã na sua empresa. Confira!

1. ELEJA LÍDERES, NÃO CHEFES

Essa dica não é a primeira por acaso. A liderança é uma qualidade essencial – para não dizer a mais importante – para o sucesso de qualquer corporação, independentemente do seu porte. Mas muitas pessoas dentro das empresas ainda tem dificuldade em distinguir um líder de um chefe.

O primeiro é aquele que engaja seus parceiros e os motiva a produzir de forma inteligente e prazerosa. Os chefes, no entanto, remetem às antigas empresas nas quais uma figura rígida assumia o controle de tudo. Aos seus subordinados só restava obedecer, sem questionar ou acrescentar ideias novas. Fuja desse padrão!

2. LIDERE PELO EXEMPLO

A melhor maneira de ensinar um caminho é passando por ele. Então, para ter uma equipe afinada, o melhor a se fazer é mostrar, no dia a dia, a melhor forma de conduzir o trabalho. Se os gestores são disciplinados, eles serão exemplos para outros colaboradores.

O líder que é focado e disciplinado, sem perder a gentileza e a boa vontade em auxiliar os seus colegas, das questões mais simples às mais complexas, certamente será admirado e respeitado por toda a equipe, reforçando na prática o conceito de liderança.

3. SELECIONE OS MELHORES PROFISSIONAIS

Não adianta a empresa investir em treinamentos e contar com líderes excepcionais se a equipe não souber tirar proveito disso. Por isso é tão importante que os membros estejam realmente aptos aos cargos que ocupam.

E engana-se quem pensa que a seleção seja tarefa exclusiva do departamento de recursos humanos.
Também cabe ao gestor de cada área avaliar a conduta de sua futura equipe. Além da experiência
profissional e formação específica, o colaborador ideal reúne características interpessoais como fácil
relacionamento, espírito colaborativo, foco nos resultados, disciplina, proatividade e respeito às
hierarquias, entre muitas outras.

4. GARANTA OBJETIVOS ALINHADOS ENTRE COLABORADORES E EMPRESA

O sucesso no mundo corporativo tem relação direta com os objetivos traçados. Vou explicar melhor.
Imagine uma empresa de serviços que tem como objetivo principal se tornar líder do mercado nas
principais capitais do país em 3 anos, sendo que atualmente ela ocupa a 2º posição. Para alcançar essa marca, a empresa vai ter que contar com uma equipe que pense junto com ela, ou seja, que esteja disposta a trabalhar duro em 3 anos para obter benefícios futuros, com a planejada prosperidade da empresa.

Nesse caso, contar com colaboradores extremamente qualificados não bastará. Será imprescindível que os objetivos pessoais e profissionais deles estejam em sintonia com os da instituição naquele momento e que, através de cursos e treinamentos, eles se tronem mais preparados para o momento.

5. PLANEJE METAS PARA EQUIPE

Com os objetivos traçados e os líderes identificados, chega o ponto mais importante: o planejamento. Essa etapa é fundamental para que os colaboradores realmente tenham meios para atuar de forma eficaz. As estratégias definidas aqui levarão a equipe aos objetivos e, por consequência, a empresa ao sucesso.

Por fim, deixo uma dica extra! A técnica DISC, também conhecida como uma metodologia de análise de
perfil comportamental, é uma ferramenta extremamente útil para os gestores que desejam uma equipe
campeã, já que auxilia o líder a identificar o potencial mais forte em cada membro dessa equipe. Invista
sempre em cursos e treinamentos, já que a atualização reforça os conceitos explicados nesse artigo.

Precisa de ajuda para ter continuidade nos projetos de gestão de pessoas na sua empresa?

Entre em contato conosco: http://bit.ly/contatoattua

Jorge Pinheiro
Consultor Sênior da Attua Gente e Gestão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós sabemos o que sua empresa precisa em RH!

Faça seu Diagnostico de RH gratuito e de o primeiro passo nessa trilha!