3 principais razões pelas quais as pessoas abandonam a sua empresa

Existem várias razões que motivam alguém a sair de um emprego. É claro que hoje o mercado de trabalho é bastante concorrido, mas cabe ressaltar que os talentos são raros. Portanto, pensar na formação de um time excelente e manter esses bons colaboradores é uma estratégia que deve ser pensada pelo empresário de uma pequena ou média empresa. As organizações que não querem ver os seus maiores talentos irem correndo para a concorrência precisam ficar atentas.

*ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS CRESCEU 82% NO BRASIL

Campeão mundial em turnover: esse é o recorde que o Brasil ganhou! Nos últimos anos, o crescimento deste índice no país foi de 38%, duas vezes maior do que no restante do mundo. Essa “dança das cadeiras” não é nada saudável para a empresa, pois além de demonstrar um descontentamento com a gestão, gera custos extras com recrutamento, seleção, novo treinamento, além dos prejuízos institucionais. Quando se trata de mão de obra qualificada, as perdas são muito maiores, daí a grande necessidade da empresa reter seus talentos através de benefícios, cursos e treinamentos.

Nas organizações que não dão atenção à Comunicação Interna, Educação Corporativa, Avaliação de Desempenho, Trilha de Carreira, entre outros temas ligados à gestão de pessoas, tendem a sofrer mais com os pontos a seguir:

*33% DEIXAM A EMPRESA POR BAIXA REMUNERAÇÃO E FALTA DE RECONHECIMENTO

Os fatores financeiros não são o único motivo para um colaborador ir embora de uma empresa, mas ainda motivam grande parte das demissões. Em muitos casos, a pessoa aceita trabalhar por uma remuneração que não lhe satisfaz inicialmente, mas assim que tiver uma oportunidade melhor migra para outra empresa. Por isso, se você quer manter um bom colaborador, é sempre essencial pesquisar a remuneração média do mercado e, na medida do possível, oferecer benefícios, algo que justifique a escolha do indivíduo pela empresa em questão.

Caso não seja possível oferecer um salário muito atrativo no início, você pode avaliar um reajuste após determinado período de trabalho ou implantar uma participação nos lucros e resultados da empresa.

De qualquer forma, a melhor motivação continua sendo um plano de carreira em todos os níveis da instituição, o que encoraja o colaborador a crescer junto com a companhia. Isso é uma forma de reconhecimento frente a um bom trabalho.

*26% DEIXAM A EMPRESA BUSCANDO MAIS QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Um maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal traz bem-estar e motivação para os colaboradores e, consequentemente, maior produtividade no emprego. É um verdadeiro desafio conciliar trabalho, estudo, família e ainda ter tempo para o necessário lazer e descanso. O trabalho ocupa uma fatia muito grande das 24 horas por dia de uma pessoa, por isso, não tem jeito de separá-lo por completo da vida pessoal.

A chave é deixa-lo mais prazeroso e implantar técnicas ou ações que promovam um maior equilíbrio entre saúde física, emocional e mental. Providenciar um bom ambiente e promover confraternizações também é muito importante nesse sentido para deixar o trabalho mais harmonioso.

*INSATISFAÇÃO COM A LIDERANÇA É A GRANDE RESPONSÁVEL PELO TURNOVER

Há uma verdadeira disputa por profissionais qualificados e para que a empresa seja uma vencedora nesta batalha é fundamental que os colaboradores estejam satisfeitos com a liderança direta. “As pessoas abandonam chefes e não empresas”, diz a máxima. Daí a grande importância dos líderes conduzirem uma boa gestão, se desenvolver continuamente, avaliarem de perto as insatisfações de sua equipe, procurando melhorar as condições de trabalho e também investindo em cursos e treinamentos para formar uma equipe cada vez mais engajada.

Precisa de ajuda para desenvolver a liderança na sua empresa?

Entre em contato conosco: http://bit.ly/contatoattua

Jorge Pinheiro

Consultor Sênior da Attua Gente e Gestão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós sabemos o que sua empresa precisa em RH!

Faça seu Diagnostico de RH gratuito e de o primeiro passo nessa trilha!